Informação

Abertura de Candidaturas ao programa DiVaM 2020

A Direção Regional de Cultura do Algarve vem informar que se encontram abertas as candidaturas para a programação DiVaM – Dinamização e Valorização dos Monumentos – para o ano de 2020, de acordo com o seguinte tema: “Direitos Humanos, Igualdade e Não Discriminação”.

Mesmo nas democracias mais consolidadas vemos o reaparecimento de movimentos extremistas, de violência e de incitamento ao ódio, que tendem a bipolarizar as sociedades e a normalizar um discurso que ataca as minorias.

Quais as responsabilidades das entidades culturais naquilo que é o pensamento, o debate e a prática, no âmbito da nossa vida em comum, na nossa região e no mundo? Como pode o património e a dinamização desse património ajudar a dar resposta às violações de direitos humanos, que acontecem todos os dias e tão perto de nós?

Reforçando o propósito iniciado em anos anteriores, pretende-se continuar a promover os princípios basilares da “Convenção de Faro” com a participação ativa das comunidades envolventes na criação cultural e no debate real e sério sobre questões e problemáticas relevantes e pertinentes na atualidade.

Tendo “Direitos Humanos, Igualdade e Não Discriminação” como tema central do DiVaM 2020 e apelando à inclusão das comunidades no processo de construção de novos projetos culturais, convidam-se todas as associações culturais da região algarvia, à apresentação de candidaturas para a programação do DiVaM 2020, até ao dia 29 de fevereiro.

Para mais informações consulte os documentos em anexo:

- Normas regulamentares

- Formulário de candidatura